Crie um perfil vencedor no EMPREGO.pt

Crie um perfil vencedor no EMPREGO.pt

José Silva

O EMPREGO.pt está apostado em mudar a forma como é feito o recrutamento online através de uma plataforma própria de recrutamento inteligente, para tornar todo o processo mais fácil e rápido para empresas e pessoas. Um dos aspetos essenciais é o perfil profissional dos nossos membros, pois permite às empresas avaliar imediatamente os candidatos e contacta-los logo de seguida.

O perfil profissional deve ser encarado como um CV online, com toda a informação do mesmo. Os membros com um perfil completo têm uma taxa de sucesso muito superior aos restantes e são os primeiros a ser contactados pelas empresas. Apesar de ser fácil criar e completar o perfil profissional aqui ficam algumas dicas.

Foto

A presença de uma foto no perfil ajuda a criar empatia e é algo muito valorizado pelos recrutadores, é mesmo muitas vezes um fator eliminatório. Mas atenção, isso não quer dizer que qualquer foto seja suficientemente boa para ter no perfil. Opte por uma foto que colocaria num documento oficial. Fotos tiradas com o telemóvel enquanto se diverte com os amigos são perfeitas para o Facebook mas não para um perfil profissional.

Contactos

Envia o seu CV sem a sua informação de contacto? Claro que não o faz, por isso também não deixe de a colocar no seu perfil profissional pois apesar do recrutador poder entrar em contacto consigo diretamente através do EMPREGO.pt não são raros os casos em que gostam do perfil e ligam imediatamente para marcar entrevista. Um pequeno pormenor como ter ou não o seu número e email de contacto pode fazer toda a diferença entre conseguir um emprego ou continuar à procura.

Dados Pessoais

Informações pessoais como idade e local de residência ajudam as empresas a perceber se você se enquadra no perfil pretendido e a falta dessa informação pode fazer com que seja automaticamente preterido ainda que seja exatamente o que eles estão á procura, porque eles não o vão saber.

Descrição Profissional

A sua descrição profissional não deve ser uma biografia, contando tudo o que fez na vida, mas sim uma apresentação sucinta e direta ao que realmente importa. Mostrar um pouco quem é e o que o motiva, assim como quais são os seus objetivos e valores.

Experiência e Formação

Tal como já foi referido o perfil profissional funciona como o seu CV online, por isso o seu trajeto profissional e académico deve constar. Pode colocar todas as suas experiências, mas atenção, nem sempre quantidade é sinónimo de qualidade. No entanto deve elaborar na descrição das experiências que considere mais importantes.

Idiomas

Vivemos num mundo globalizado em que tudo está cada vez mais perto e as fronteiras estão a tornar-se ténues. A sua proficiência em línguas é por isso algo que deve ser anunciado pois é muito valorizada pelas empresas. Hoje em dia saber pelo menos uma língua estrangeira é útil em praticamente todos os cargos, mesmo naqueles em que isso no passado não era um fator.