Como encontrar emprego sem ter experiência?

Como encontrar emprego sem ter experiência?

José Silva

Queres encontrar emprego mas não tens experiência e, por sua vez, não sabes como adquiri-la, se ninguém te dá uma oportunidade? Descobre como sair desse círculo vicioso! Um dos erros mais frequentes é não ter em conta a experiência adquirida durante os anos de faculdade.

1. Reconhece a tua falta de experiência Se estás a pensar em contar uma história para esconder a tua falta de experiência, esquece! Se há uma coisa pior do que não ter experiência nenhuma é ter uma que não seja verdade. Reconhece que nunca trabalhaste na área e aproveita este facto como motivação para aprender.

2. Faz trabalho voluntário Se ainda não conseguiste nenhuma oportunidade laboral para ganhar experiência, fazer trabalho voluntário é uma maneira de adquiri-la e de aumentar as probabilidades de chamar a atenção dos empregadores. Se não sabes por onde começar, podes dar explicações, fazer baby sitting, oferecer os teus serviços a uma ONG ou até optar por algo na tua área. Se os teus estudos forem na área de línguas e tradução, por exemplo, podes praticar e ganhar experiência a traduzir conferências TED.

3. Destaca a tua experiência pessoal Podes não ter experiência laboral, mas certamente tens experiência de vida, por isso, não deves ter medo de partilhar qualquer situação que te tenha feito aprender ao longo da vida. Se, por exemplo, estudaste no estrangeiro, este é o tipo de experiência que pode ser uma mais-valia aos olhos dos empregadores e que deves destacar.

4. Não subestimes a experiência da faculdade Um dos erros que a maior parte dos candidatos comete é ignorar os anos de faculdade. Se considerares todos os trabalhos, relatórios e apresentações que fizeste ao longo dos 3-5 anos de curso, o resultado é experiência atual que pode ser útil em qualquer emprego. Outra maneira de aproveitar os anos na universidade é através dos professores. Se tiveres uma boa relação com algum ou alguns dos teus professores ao longo do curso, fala com eles e pede-lhes uma recomendação.

5. Adota o papel de líder Se pertences a algum tipo de organização ou grupo, aproveita este facto para organizar algum evento ou projeto. Desempenhar um papel de líder é uma característica que muitos empregadores valorizam positivamente num curriculum.

Este artigo foi originalmente publicado na newsletter Independente, do grupo editorial Vida Económica. Para subscrever a newsletter clique aqui.