5 dicas para ser selecionado na próxima Entrevista

5 dicas para ser selecionado na próxima Entrevista

Francisco

Já alguma vez se questionou sobre o que os profissionais de Recursos Humanos responsáveis pela condução da sua entrevista de emprego estão a pensar sobre si? Deixamos aqui algumas dicas que deve saber antes de ir a uma entrevista e que irá deixar os entrevistadores bem impressionados. Tire partido delas pois podem mudar o seu Futuro!

1. Querem ver realmente quem você é

Muitas pessoas antes da entrevista encontram-se tão nervosas para demonstrar o seu valor para que se esquecem de ser elas mesmas. Alguns candidatos estão tão focados em impressionar o os recrutadores com seu conhecimento e experiência que não mostram a sua verdadeira personalidade. Mas à medida que mais empresas procuram contratar de acordo com a cultura empresarial, um candidato com uma grande personalidade às vezes pode ganhar a outro com uma currículo forte. Acima de tudo relaxe e deixe a sua verdadeira personalidade transparecer e brilhar.

2. Informação sobre os entrevistadores

Mostre que foi além dos demais candidatos ao preparar-se sobre serão as pessoas que o vão entrevistar. Pesquisar sobre a empresa e indústria antes de uma entrevista é fulcral para estar informado sobre o que esperam de si, mas perceber os interesses e carreiras das pessoas que o vão entrevistar ajuda a reforçar o seu empenho para o cargo a que se candidata e interesse pelas pessoas com que irá trabalhar. Consulte as suas redes sociais e tente encontrar interesses comuns dos quais possa partilhar.

3. Progresso mostra potencial

Os empregadores procuram candidatos que estejam ansiosos para mudar e evoluir ao mesmo ritmo que o crescimento da empresa. Ao Mostrar o quanto cresceu para assumir diferentes responsabilidades ou falar de alguma promoção está a fornecer uma visão mais abrangente sobre como pode ser o seu desenvolvimento interno dentro da empresa. Um caminho claro de progresso ao longo da carreira (e mesmo em termos académicos) é um excelente indicador!

4. Como vai resolver problemas

Numa entrevista os candidatos demonstram várias qualidades pessoais sobre o que fizeram, incluindo a educação, experiência e outros interesses. Mas nada é mais impressionante como articular soluções para a resolução de problemas da empresa. Ao criar um retrato de como irá responder e solucionar diferentes problemas e desafios da empresa, irá impressionar positivamente os entrevistadores e destacar-se dos demais candidatos. No fundo está a dar indicações de que para além de se ter preparado e estudado a empresa, está empenhado em colaborar e acrescentar valor à empresa.

5. Acerca de SI

Ás vezes os responsáveis pelas contratações fazem perguntas algo profundas e muitas das vezes ouvem respostas superficiais e banais o que não os impressiona nada. Um bom exercício para combater estas respostas insípidas é reflectir sobre si, pensar sobre quais as suas maiores motivações e objectivos que deseja alcançar. Esta reflexão pode ser crucial pois ao fazê-la irá transparecer a sua auto-percepção, será muito mais simples exprimir-se ao entrevistador e irá articular o que é realmente único em si e o distingue dos outros.

Tem alguma outra dica que ache relevante? Deixe-nos um comentário!