Aspectos do CV que o fazem ser eliminado

Aspectos do CV que o fazem ser eliminado

José Silva

Ao fim de algum tempo a analisar CV’s, os recrutadores das empresas começam rapidamente eliminar alguns baseados apenas em pequenos aspectos que a experiência lhes diz terem motivo para tal. Para evitar que o seu CV esteja nesse lote ficam aqui algumas indicações.

Para além de elementos que já falamos noutros artigos, como a foto e o email pouco profissional, vamos agora ver mais alguns aspectos que levam os recrutadores a eliminarem o seu CV do processo logo numa fase inicial.

Feira de Emprego

Ficheiro editável

Pode não parecer importante, mas acredite que enviar o CV num formato que não o PDF faz com que muitos dos recrutadores não abram sequer esses ficheiros. Submeter o seu CV como ficheiro do word por exemplo, indica pouca atenção ao pormenor. Dependendo da versão e tipo de software que o recrutador está a utilizar, o CV em word pode ficar completamente desformatado, o que o torna difícil a leitura e retira interesse na sua candidatura.

Não exagere

Dizer que foi o fundador de uma empresa no seu currículo, pode impressionar positivamente o recrutador, mas também pode levantar uma bandeira vermelha, dependendo do contexto. Se a sua empresa nunca foi nada muito sério, isso pode desacreditá-lo junto de quem está a ler o CV. Mentir ou exagerar no currículo não leva os candidatos muito longe. Se alguma coisa for suspeita no seu currículo, a pessoa que está a analisá-lo vai começar a duvidar também da veracidade do resto das suas aptidões. E mesmo que consiga o cargo, a mentira vai persegui-lo e eventualmente, um dia, vai acabar por ser descoberta. Em suma, não minta no seu currículo.

Seja conciso

O ideal é ter um CV com uma página ou duas no máximo. Normalmente quem quebra esta regra são as pessoas com menos experiência que procuram colocar tudo e mais alguma coisa para colmatar esse aspecto. Isto é errado, o seu CV deve conter apenas a informação que realmente importa para os cargos que pretende candidatar-se.

Faça um CV fácil de ler

O aspecto do CV é importante, mas se exagerar nos elementos gráficos e colocar o texto de forma cuidada a nível de aspecto mas complicado de ler, isto vai eliminar o seu CV. O recrutador não quer ter um desafio quando lê o seu curriculum. Tenha cuidado com o tipo de letra escolhido, com o alinhamento do texto, com o fundo, etc. Normalmente o que é simples resulta melhor.

Não torne o seu CV uma biografia

Não interessa ao recrutador a sua orientação sexual ou as suas convicções religiosas. Mantenha o CV profissional e inclua apenas as informações pessoais que importam. A descriminação profissional baseada em aspectos pessoais é ilegal, mas infelizmente ainda é praticada por algumas pessoas, não contribua para que isso lhe aconteça nem coloque lenha numa fogueira feita para o queimar.