O dia da Entrevista de Emprego

O dia da Entrevista de Emprego

Francisco

Tem alguma entrevista de emprego agendada para breve? Quer saber como impressionar a empresa a que se candidata? Siga as nossas dicas para impressionar qualquer técnico de recrutamento e conquistar o seu lugar na organização.

1 - Vestir para trabalhar

Em qualquer local de trabalho, as suas escolhas de guarda-roupa podem refletir profissionalismo e muitas das vezes pode ser usado para medir o seu grau de competência. Quando os seus colegas de trabalho ou clientes olham para si, devem de imediato sentir-se confortáveis por trabalhar consigo. Regra geral, deve vestir-se para a entrevista de emprego como se fosse o seu primeiro dia de trabalho. Adapte a sua maneira de vestir, mas lembra-se que se está na dúvida do tipo de roupa que deve usar, opte sempre por algo mais formal. Tanto homens como mulheres devem escolher cores suaves. Certifique-se que a roupa está bem passada a ferro e livre de nódoas. Evite usar perfumes e loções com cheiros muito fortes e claro não se esqueça do desodorizante, principalmente em dias de muito calor.

2 - Para as mulheres

Vestir de uma forma profissional significa que vai usar uma saia, não abuse do seu comprimento, nem curta, nem comprida de mais e opte por uma tonalidade escura sem padrões. Se optar antes por calças, evita as de ganga, use umas calças mais clássicas e também de cor escura. Para contrastar com a saia ou a calça, escolha uma blusa de cor clara. Evite sapatos muito abertos, dá um ar pouco profissional (lembre-se que não está de férias). Use um pouco de maquilhagem, com tons muito subtis.

3 - Para os homens

Escolha uma camisa branca ou um tom claro, fato e sapatos escuros (não se esqueça as meias são da mesma cor). Em caso de dúvida, nada como ligar para o departamento de recursos humanos e perguntar sobre a vestimenta mais adequada usada no serviço.

4 - Apresente-se na melhor forma possível

Certifica-se que sabe exactamente como chegar ao local, e se for a conduzir, agende para chegar ao destino 15 a 20 minutos antes da hora prevista. Deite-se cedo no dia anterior para ter um olhar descansado e saudável. Leve mais que uma cópia do seu CV e/ou referências que ache que possam ser relevantes. Se a entrevista se realizar da parte da manhã, não deixe de comer um pequeno-almoço saudável. Não é apenas uma sugestão sem sentido, se ingerir alimentos ricos em vitaminas vai ajudar a melhorar a sua função cerebral e deixa-lo mais alerta e revigorado. Se geralmente é uma pessoa nervosa ou inquieta, considere fazer um exercício leve antes da entrevista para diminuir o stress e aumentar o fluxo sanguíneo.

5 - Mostrar cortesia para todos durante a entrevista

A cortesia deve ser total e englobar desde o pessoal da recepção ao próprio entrevistador. Tipicamente os candidatos não sabem quais os critérios que podem ser usados no processo de contratação, por isso tente sempre causar uma boa impressão: sorria e cumprimente todos que se dirigem a si. Fale claramente e diga "por favor" e "obrigado/a". Tenha a certeza que a pessoa com quem fala durante a entrevista consegue perceber o que está a dizer. Falar de forma audível e com uma boa dicção vai transparecer a sua confiança e educação, o que lhe transmite que tem atenção para com as outras pessoas. Não fique a olhar para o telemóvel ou para outro aparelho electrónico enquanto espera. Se necessário, deixa-os no carro. Mesmo que seja uma prática aceitável, usar o telemóvel pode denunciar tédio ou vulgaridade. Substitua um telemóvel por um livro, ou até mesmo um bloco de notas, que pode sempre fazer jeito durante a entrevista.

6 - Seja honesto

Muitas pessoas mentem nos seus currículos e pensam que uma entrevista de emprego é o momento perfeito para se "embelezarem". Mas não será a mentir desalmadamente que irá aguentar muito no cargo ou na empresa, por isso estruture bem as suas respostas para que os seus melhores aspectos e qualificações tomem a relevância necessária. Lembre-se que as empresas fazem verificações de fundo por isso seja verdadeiro em todas as informações que transmite aos entrevistadores.

7 - Mantenha as coisas simples e curtas

Falar sobre si pode ser difícil, afinal de contas está a tentar convencer alguém de que é a pessoa mais qualificada para ocupar o cargo, mas faça-o sem soar demasiado arrogante ou pomposo. Fale sobre aquilo que conhece bem de si, de uma forma curta e suave (sem se promover demasiado porque pode transmitir alguma arrogância). Estruture respostas de 30 a 90 segundos, para que o seu entrevistador não perca o interesse em ouvir o que está a dizer. Não uses calão ou humor fora de contexto durante a entrevista. É importante transmitir uma linguagem profissional. Fale sobre o que as outras pessoas pensam que você faz bem mas não digas coisas como: "Os meus amigos dizem que sou muito competente.” Nunca critique o seu antigo empregador. Quando falar das suas experiências passadas, seja cortês e honesto, fale sobre o que mais gostou e quais os seus maiores desafios.

8 - Seja gentil

Acabe a entrevista transparecendo que é uma pessoa genuinamente simpática. Se for cínico, pessimista e estiver completamente desiludido com a humanidade, tente não transparecer nada disso durante a mesma. Ser gentil vai fazer com que o entrevistador simpatize consigo e acreditar que pode ser a pessoa indicada para o cargo. Os empregadores nem sempre contratam os candidatos mais qualificados para o trabalho, mas sim os candidatos que gostam mais.

Tem alguma outra dica que ache relevante? Deixe-nos um comentário!