6 questões que deve fazer antes de aceitar um novo emprego

6 questões que deve fazer antes de aceitar um novo emprego

José Silva

Acabou de receber uma oferta de emprego? Antes de mais, parabéns. Gostaria de dizer sim a essa nova oportunidade, mas ainda se sente um pouco inseguro. Antes de tomar uma decisão e aceitar ou não uma oferta de trabalho, aqui estão algumas perguntas que deve colocar a si mesmo, segundo uma publicação no site About Careers.

O salário oferecido é justo? Como é que se compara com o de outras pessoas na mesma posição?

O dinheiro não vai necessariamente trazer-lhe felicidade, gostar do que se faz desempenha um papel mais importante na satisfação com um emprego do que o ordenado. Mas não se esqueça, se é bom a fazer alguma coisa, nunca o faça de graça.

Tente descobrir quanto ganham outros na mesma área, mas compare-se apenas com pessoas com experiência e educação semelhante. Também deve ter em conta a localização do seu emprego porque os salários variam por região. Se descobrir que o salário está abaixo do que considera justo, pode tentar negociar a oferta antes de a recusar.

Qual é a sua opinião sobre o potencial novo chefe? Será que vão ter uma boa relação de trabalho?

Você não tem que ser o melhor amigo do seu chefe e na maioria dos casos não deve ser, no entanto, uma boa relação é importante. As primeiras impressões nem sempre são as mais correctas, mas deve confiar nos seus instintos. Por exemplo, é mau sinal se testemunhar o empregador a maltratar os funcionários ou se este se queixar deles a si durante a entrevista de emprego ou quando estiver a visitar as instalações.

O que sabe sobre os seus futuros colegas de trabalho?

Provavelmente não teve oportunidade de conhecer nenhum dos colegas, na melhor das hipoteses terá trocado algumas palavras com algum durante o tour ao local de trabalho.

Mas consegue por norma ter um vislumbre deles a trabalhar. Eles parecem amigáveis e felizes por lá estar? Se considerar a quantidade de tempo que vai passar no local de trabalho você vai perceber o quão importante é ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Se ainda não teve qualquer contato com eles, esta pode ser uma boa altura para fazer alguma pesquisa. O Linkedin é um bom local para procurar e perceber se entre as suas conexões há alguma que conheça os seus novos colegas.

Será o ambiente de trabalho o mais apropriado para si?

Alguns escritórios são bastante formais, enquanto outros são mais relaxados. Nem toda a gente se sente à vontade no mesmo tipo de ambiente, e é importante perceber em qual está como peixe na água. Não há um modelo certo nem errado de ambiente de trabalho, existem vários casos de sucesso com ambientes completamente dispares. Mas deve ponderar sobre qual é o ambiente confortável para si, pois isso terá um enorme peso na satisfação a longo prazo.

A cultura da empresa está de acordo com os seus valores, e objectivos?

Trabalhar numa empresa com uma politica que vai contra as suas opiniões ou crenças pode ser muito complicado. Precisa avaliar profundamente o que não lhe faz diferença e o que realmente é importante, pois se algo que considere realmente importante for desconsiderado sistematicamente na sua empresa, a insatisfação vai demorar pouco a aparecer.

O trajeto para o emprego não será demasiado longo?

Deve considerar a distancia entre a sua casa e o local do emprego que lhe foi proposto. Conduzir uma hora para uma entrevista de emprego é uma coisa, mas fazer essa viagem para trabalhar duas vezes por dia, cinco dias por semana pode ser demasiado para si. Antes de aceitar uma oferta de trabalho, é muito importante pensar sobre a quantidade de tempo que vai gastar a conduzir ou nos transportes publicos, bem como nos custos associados.