EMPREGO.pt - Carreiras de Sucesso

7 perguntas que os candidatos devem fazer numa entrevista

7 perguntas que os candidatos devem fazer numa entrevista

Francisco Tomé Costa

Há uns tempos atrás, estava a entrevistar um designer para a minha empresa e ele fez-me a seguinte pergunta: "Quem é que faz o wireframing das aplicações? A equipa de desenvolvimento, algum freelancer ou é comprado a outras empresas?" Foi uma pergunta simples mas que origem a uma grande discussão sobre os nossos processos.

Na altura lembro-me de pensar: "Ei, parece que já estamos a trabalhar juntos...". De facto, aquela simples questão abriu portas a uma verdadeira conversa sobre motivações, necessidades, paixões e filosofias de trabalho. Não deixo de ficar surpreso com o quão raro é ter esta conversa numa entrevista de emprego e a importância crucial que ela pode ter no desfecho final. Os candidatos que fazem perguntas têm à partida uma maior hipótese de ficar com o cargo, não só porque se estão a relacionar mais com quem tem poder de decisão mas essencialmente porque demonstram um real interesse na empresa.

Ficam aqui algumas perguntas relevantes para fazer durante uma entrevista de emprego:

1. Que papel desempenha este cargo no crescimento da empresa?

Usa esta questão para explorar o nível de impacto que é esperado do resultado das tuas funções. Sentes-te mais confortável estar num com uma posição de baixo ou alto impacto? Queres estar num papel universalmente respeitada dentro da empresa ou estás bem sendo um herói disfarçado?

2. Quem serão os meus colegas?

As melhores entrevistas incluem alguns membros da equipa. Se não for esse o caso na tua entrevista, use esta questão para obter insights sobre a dinâmica e personalidades de equipa. Estas serão as pessoas que vais passar e lidar todos os dias, então comvém que te sintas confortável com a atitude e personalidade das mesmas. Tom Gimbel chama a isto o "teste do avião" - serias capaz de partilhar uma longa viagem de avião ao lado destas pessoas?

3. O que eu estaria fazendo isso torna o seu trabalho mais fácil?

Esta questão tem dois benefícios - vais descobrir onde o teu esforço vai dar mais apoio e o que precisas de fazer para manter os outros membros da equipa satisfeitos. Tipicamente a resposta a esta pergunta está relacionada com os problemas imediatos que cada membro da equipa está à espera que tu resolvas.

4. Quais são as habilidades adicionais que vou precisar para ser bem sucedido neste trabalho?

Quais são as habilidades sociais necessárias para este trabalho específico? Descobre se a empresa precisa de alguém que também é um self-starter ou trabalha bem em equipa. Este também é um excelente momento para falar das soft-skills e dar algum feedback sobre as mais valias que possuis e achas apropriadas para o cargo.

5. Como é que a empresa mede o sucesso?

Identificar como o teu progresso neste cargo será avaliado dá-te uma ideia melhor se vais ser bem sucedido no mesmo. Obtém detalhes sobre os seus resultados que são esperados para cada projeto e questiona sobre o nível satisfatório de outras pessoas que tiveram este cargo no passado.

6. O que esperam de mim este mês, daqui a três meses e daqui um ano?

Com esta pergunta podes ficar com uma ideia clara da possível trajectória que está planeada para o teu cargo. Descobre o que vais precisar de dar e entregar nos próximos meses e se te sentes confortável com o ritmo expectável.

7. Qual a missão da empresa?

Esta é uma das questões mais importantes que se pode perguntar. Estudos mostram que os funcionários são mais felizes quando os seus objectivos estão alinhados com todo o pessoal da empresa.